Associação Nacional dos Servidores Integrantes
das Auditorias Internas do Ministério da Educação
<< Voltar para Notícias

Terça-Feira, 30 de Maio de 2017

Capacitação Realizada




// Notícias Relacionadas

Aconteceu na última semana, de 22 a 25 de maio, o 46º FONAITec no campus São Bernardo do Campo da UFABC. No decorrer desses quatro dias os 86 servidores das Auditorias Internas do MEC inscritos puderam se atualizar em temas relevantes tais como o Workshop: “Integrando os elementos da boa gestão pública: Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos” ministrado pelo Professos Romilson Rodrigues Pereira do Tribunal de Contas da União, assim como com os temas de boas práticas apresentados pelos colegas da UFC, UFABC e do CEBRASPE.

O evento contou ainda com a Palestra técnica: Lava Jato e o fim do círculo vicioso das lideranças sem ética ministrada pelo Dr. Luiz Flávio Gomes, com a Palestra técnica: Reflexões sobre a prática da Auditoria Interna ministrada pelo Auditor Marcus Vinicius de Azevedo Braga (CGU e Atualmente na ANS) e com a fala do senhor João Manoel da Silva Dionísio, do Tribunal de Contas da União no estado do Paraná, o qual abordou a operação "Research" e seus achados e desdobramentos.  

Os temas abordados trouxeram uma gama bem interessante de assuntos atuais e demonstraram técnicas e procedimentos que em muito auxiliaram os participantes em suas instituições. Além do conhecimento técnico, outra característica primordial dos Fóruns realizados pela Associação é a iteração técnica entre os participantes e as conexões que são construídas entre os pares de diversas partes do país.

Por fim, cabe ressaltar ainda, que foram realizadas plenárias dos Associados onde foi possível se discutir e aprovar a atualização do Estatuto da Associação, assim como debater temas relevantes. É um momento muito importante, que é realizado após o período de capacitação, onde todos os participantes têm a oportunidade de se expressarem e a diretoria de apresentar suas realizações. 

Enfim, desta forma foi realizada a 46ª edição do Fórum Nacional de Capacitação Técnica da Associação FONAI-MEC que se encerra dentro do planejado pela Diretoria.

Mister salientar que as ações para a realização do 47º FONAITec já foram iniciados por meio da indicação de alguns associados que, em conjunto com a Diretoria de Administração, Diretoria de Planejamento e Diretoria de Capacitação, darão início aos trabalhos para viabilizar o evento que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro de 06 a 10 de novembro de 2017.


Fonte: Diretoria Executiva