Associação Nacional dos Servidores Integrantes
das Auditorias Internas do Ministério da Educação
<< Voltar para Notícias

Terça-Feira, 11 de Abril de 2017

Relato das Atividades referentes ao 1º Trimestre da Gestão 2017/2018




// Notícias Relacionadas

A Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Servidores Integrantes das Auditorias Internas do MEC, na pessoa do seu Presidente, vem, por meio deste, e cumprindo com o compromisso assumido com a transparência, apresentar um relato gerencial referente ao primeiro trimestre da gestão 2017/2018.

De uma maneira coerente e responsável, coube ao presidente resolver pendências burocráticas, tais como alteração de domicílio de contas bancárias, alteração de responsável legal pelos contratos de prestação de serviços, dentre outros. As últimas tarefas deverão ser finalizadas até o final da primeira quinzena do mês de abril/2017.

Em Paralelo a essas atividades burocráticas, na Reunião do dia 09/02/2017, foram traçadas algumas metas de ações dentro das propostas apresentadas para a gestão, sendo separados grupos de trabalhos compostos pelos diretores e representantes das Universidades e Institutos Federais com prazo de entrega dos resultados para coordenadores das ações.

O primeiro grupo de trabalho constituído teve como tarefa apresentar até 30.03.17 a revisão do atual Estatuto da Associação e a proposição de uma versão mais atualizada. A presente comissão foi devidamente constituída por ato da Presidência composta pelo Diretor Administrativo – Luis Fernando Davanso Corte, pelo Diretor Jurídico – Abeilard Bello Pereira Neto e Coordenada pela Diretora de Planejamento – Adriana Maria Couto Caruso. Além desses formalmente nomeados, os trabalhos contaram também com o apoio e sugestões dos demais membros da Diretoria, titulares e adjuntos.

A versão final do documento foi encaminhada para a Presidência para ponderações. A versão final está em fase de revisão e em breve será disponibilizada para análise da comissão de revisão, a ser constituída por até três Associados em dia com suas obrigações com a Associação. O documento também será disponibilizado a todos os demais associados para que possam fazer suas ponderações e encaminha-las à comissão revisora.

Outra vertente de trabalho, também coordenada pela Diretora de Planejamento, Adriana Couto, no intuito de realização do censo da Associação, foi a elaboração de uma ferramenta, para aplicação de um questionário. Esse grupo de trabalho foi constituído ainda pelo Vice-Presidente, Henrique Ziglia Maia e pela Secretária da Associação, Karina Mosel Paixão, com o apoio dos representantes dos Institutos e de alguns outros membros da Diretoria.

A formatação final do questionário já está feita e em breve será disponibilizado para ser preenchido por todas as unidades de Auditoria Interna por meio “limeSurvey”. O link para a pesquisa será encaminhado por e-mail e, assim que todos responderem, realizaremos a tabulação e divulgação dos resultados, o que esperamos que aconteça antes do próximo FONAITec.

Um terceiro grupo de trabalho, coordenado pela Representante das Universidades, Maria Glícia Santiago, ficou responsável por realizar um levantamento de todos os documentos já produzidos pela Associação buscando melhorias na carreira e valorização dos integrantes das Auditorias Internas. O prazo deste levantamento teve que ser prorrogado em decorrência de a coordenadora da ação estar com problemas de saúde, mas os trabalhos já deverão estar concluídos até o final deste mês de abril.

Sob a ótica da modernização da relação da Associação com seus Associados, ficou a cargo da Presidência o trabalho junto com a equipe responsável pela página da Associação, que é agregada ao sistema de controle administrativo, para a modernização da página da Associação. Já foram realizadas duas reuniões para traçarmos os principais pontos de mudança e a equipe responsável já iniciou os trabalhos de alteração. Esperamos que até o próximo FONAITEC já possamos apresentar algumas novidades nessa interface de comunicação entre os Associados e a Associação.

No tocante à capacitação a Diretoria responsável pela área está firmando algumas parcerias com os órgãos de controle, principalmente com servidores do TCU, no sentido de otimizarmos os conhecimentos das diversas áreas que compõem o trabalho de Auditoria.

Por intermédio da Diretoria de Capacitação contando com o apoio da Diretora de Planejamento e da Presidência estão sendo articulados cursos, palestras e treinamentos com profissionais de renome em diversas áreas técnicas, tais como Licitações e Contratos e Gestão de Risco aplicado em processos específicos.

Outro aspecto que vem sendo reforçado é o incentivo à participação dos associados na apresentação dos resultados obtidos pelas boas práticas de suas Auditorias Internas na busca pela socialização do conhecimento. Ainda como forma de divulgar competências e conhecimento está sendo, também incentivada a apresentação de trabalhos científicos na modalidade de resumo expandido.      

Outra vertente acertada na reunião foi a busca por convênios e acordos que pudessem reverter em vantagens para os associados. Desde fevereiro já estão sendo feitos alguns contatos e já estamos analisando algumas propostas de convênios e de parcerias, contudo, ainda não logramos êxito em efetivar acordos tendo em vista o panorama de crise que assola a todos.

Dentro dessa perspectiva de crise, foi ponto de discussão na Reunião e ficou a cargo da Presidência a tomada de ações no sentido de cortar os gastos da Associação por meio da tomada de medidas responsáveis e sob uma ótica de otimização dos recursos da Associação.

Como ação inicial, foi efetivada a troca da operadora de celular e a distribuição dos números da Associação para os DDDs dos usuários na busca por economizar com os deslocamentos. Outro ponto estratégico foi a realização de reuniões por meios de comunicação disponíveis e/ou por meio de reuniões na cidade de São Paulo, que gerará despesas menores, pois somente um dos diretores das áreas relacionadas à execução terá que se deslocar.

Outro ponto discutido por ocasião da elaboração da proposta de revisão do Estatuto foi que, ao invés de se criar uma nova diretoria, sejam ampliadas competências da Diretoria Jurídica, que estava com suas atribuições limitadas, agregando a competência de busca por melhorias para os servidores das Auditorias Internas por meio da carreira ou de valorizações. Para tanto o Diretor contará com um Assessor nomeado exclusivamente para tratar do assunto. Tais ações espelham o compromisso da presente gestão em otimizar a utilização dos recursos financeiros desta Associação por meio de gastos mais racionalizados.

Por fim, ainda focando a Carreira e Valorização, cabe ressaltar que já foram feitos contatos iniciais com alguns órgãos no sentido de buscar apoio para o assunto. Em reunião na SESU fez-se necessário quebrar uma imagem equivocada construída sobre a Associação antes de conversarmos sobre possíveis propostas de valorização. Uma vez quebrado o equívoco inicial, foi possível expor alguns resultados positivos e solicitar apoio para uma possível gratificação, cujo projeto já está sendo estruturado por meio da busca do que já foi feito até hoje, para então tabular algo diferente ou, pelo menos, dentro de uma outra realidade.

Outro encontro realizado pela Diretoria da Associação na busca por apoio à valorização dos servidores integrantes das Auditorias Internas do MEC se deu no dia 08/02/2017 no Tribunal de Contas da União, onde inicialmente fomos recebidos pelo Ministro Substituto André Luis e, posteriormente, pelo Ministro Raimundo Carreiro, Presidente da Corte de Contas.

Mais recentemente, após a publicação de uma matéria tratando sobre as Auditorias Internas do MEC, novamente fez-se necessário um trabalho diplomático junto a alguns órgãos de controle e com o próprio MEC acerca do que foi dito e sobre a visão da Associação sobre o assunto, onde foi dada a oportunidade de trabalhar de uma forma responsável e mais pertinente as deficiências e os anseios da Associação.

Enfim, esse é um relato sintético de todas as ações realizadas pela gestão 2017/2018 neste primeiro trimestre de gestão. Termino o presente documento convidando a todos para contribuir com a Associação na busca do nosso próprio crescimento, pois é na união que nos fortaleceremos.

Assim, é de uma forma transparente e democrática que queremos construir nossa gestão conclamando a todos para lutarmos juntos por melhores condições, nunca perdendo o foco na técnica, nos resultados e no profissionalismo que somente poderão ser alcançados por meio da capacitação e do compartilhamento das nossas boas práticas.

 

Alfenas, 11/04/2017

 

Jeferson Alves dos Santos

Presidente da Associação      


Fonte: Diretoria Executiva